Promotor
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Breve Introdução
O MAAT apresenta um programa de dança contemporânea no âmbito da edição de 2025 do Festival Cumplicidades com curadoria de Sofia Dias & Vítor Roriz. A performance irá decorrer nos dias 10 e 11 de maio nas exposições Jeff Wall – Time Stands Still. Fotografias, 1980–2023 e Rui Moreira – Transe.
Este festival, organizado pela EIRA desde 2015, assume-se no espaço público como uma festa que celebra a dança de modo abrangente, cruzando parceiros, disciplinas, formatos e públicos, através da apresentação, ao longo de três semanas, de modelos de ação participativos e colaborativos: espetáculos e performances dentro e fora de portas, instalações, conversas, entre outros.
A performance apresentada no MAAT é composta por sete momentos de dança de curta duração, dispersos pelos espaços do museu e tendo como ponto de partida a relação com as obras em exposição.
Os sete momentos de performance são o resultado de um trabalho de pesquisa e de criação entre os artistas das artes performativas e um grupo de neurocientistas do Programa Bridges to the Unknown da Fundação Champalimaud.
Esta é assim uma oportunidade única que conjuga arte e ciência, e que procura expandir possibilidades de pensamento e de criação acerca do gesto, do movimento, dos estados mentais e corporais da criação artística e da performance. Este projeto com a Fundação Champalimaud tem mediação do dramaturgo Alex Cassal.
Informações Adicionais
Preço: 15€ | 25% desconto MAAT Friends.
O bilhete concede acesso no dia a visitar todas as exposições patentes no museu. Será necessário levantar uma pulseira antecipadamente na bilheteira do museu, a partir de 1h30 antes do evento.
Capacidade: 50 pessoas
Idioma: Português
Ponto de encontro: MAAT Gallery (hall de entrada)
PROGRAMA
Sábado, 10 de maio
18.30: Boas-vindas dos curadores do Festival Cumplicidades (MAAT Gallery, hall de entrada)
19.00 – 21.00: Performance
Domingo, 11 de maio
17.00 – 18.30: Conversas speed dating (até às 17.45) + Instalação Interativa Mapa Impermanente, de Lucas Damiani – MAAT Gallery (hall de entrada)
19h00 – 21h00: Performance
Artistas das Artes Performativas: Bibi Dória, Elizabete Francisca, Luís Guerra, Daniel Matos, Leonor Mendes, Bruno Senune e Magnum Soares.
Neurocientistas do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud: Jaime Arlandis, Beatriz Belbut, Caroline Haimerl, Jorge Ramirez e Tatiana Silva.
Mediação de Alex Cassal
Instalação Mapa Impermanente, de Lucas Damiani
Preços
Descontos
- Cartão MAAT Friends
- Colaboradores EDP
- Preço Inteiro